Postagens populares

domingo, 28 de outubro de 2012

Sofre de dor nas costas? Descubra o que está fazendo de errado

 
Existem diversas recomendações para manter a coluna saudável e longe de problemas de postura, porém com a correria do dia a dia, muitas vezes parece impossível seguir tais recomendações.

Vários fatores contribuem para a degeneração da coluna, como hábitos de vida, genética, obesidade, atividade física sem orientação, sobrecarga da coluna no passado, entre outros. Mas a verdade é que, muitas vezes, os descuidos do dia a dia podem causar diversos problemas. Por isso é preciso ficar atento.

Algumas atividades físicas sob orientação contribuem para fortalecer a musculatura da coluna e são ótimas opções para diminuir a dor e promover uma postura adequada.  

Entretanto, é imprescindível que você observe a sua postura no decorrer do dia e tome alguns cuidados simples, que diminuem a dor e possíveis problemas. 

Pequenas tarefas como varrer a casa, cozinhar, levantar-se da cama ou usar o computador, se forem feitas inadequadamente podem prejudicar bastante a sua coluna, promovendo até problemas como escolioses, lordoses, corcunda e a hérnia de disco.

Por isso, com as orientações de Leonardo Stahelin Eicke, fisioterapeuta membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, temos algumas dicas posturais que, com certeza, poderão te ajudar.  

Confira!


Clique aqui para ampliar


Ao cozinhar ou preparar alimentos:

Errado: curvar a coluna para frente sem contração dos músculos abdominais. Esta postura sobrecarrega tanto a região lombar quanto a cervical.

Certo: Manter a coluna ereta, os músculos abdominais contraídos e um dos pés apoiado em um pequeno banco.

Ao varrer a casa:

Errado: Curvar a coluna para frente, utilizando uma vassoura com cabo curto.

Certo: Observe se a altura do cabo da vassoura corresponde com a sua altura e procure não se inclinar para frente, mantendo a postura mais ereta possível e com os pés afastados. Realize os movimentos de varrer com o corpo todo, evitando os movimentos rotacionais da coluna.




Clique aqui para ampliar


Postura correta ao deitar-se ou levantar-se: 

Errado: Deitar e levantar sem o apoio dos braços e levantar com o impulso apenas das pernas. Isso força a musculatura abdominal e a lombar.

Certo: O primeiro passo é sentar-se na borda da cama; Evite deitar-se de uma vez e de costas. Depois de sentar na borda da cama, deite-se de lado com a ajuda do cotovelo e da mão. Neste momento faça com que as pernas venham também para cama.



Clique aqui para ampliar


Postura correta no escritório:

Coloque o monitor um pouco abaixo da linha dos olhos de modo que a cabeça não rode para cima, já que é a parte de baixo das lentes que contém o grau ideal para leitura. Mantenha os calcanhares no chão ou numa rampa de apoio; Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus ou ficarem pouco mais altos que o quadril; Mantenha sempre os cotovelos apoiados. Caso sua cadeira não tenha braços reguláveis, mantenha-os na mesa; Os punhos também devem ser apoiados sobre uma peça confortável; O encosto da cadeira deve ficar sempre em contato com a região lombar; Mantenha o quadril bem próximo ao encosto da cadeira; Mantenha o olhar sempre no horizonte. Caso você utilize lentes progressivas, o monitor deve ficar um pouco mais abaixo para evitar a extensão do pescoço (rosto olhando para cima).

Para aqueles que além de precisar corrigir a postura, necessitem de tratamentos mais específicos, hoje em dia é possível sem a necessidade de cirurgia. No Brasil há dez anos o tratamento revolucionário que está sendo aplicado nos pacientes, é a Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral, conhecido popularmente como RMA. É um tratamento não cirúrgico, que promove o fortalecimento da coluna, através de cinco etapas, a fisioterapia manual; mesa de flexão/descompressão, mesa de tração eletrônica; estabilização vertebral e pilates ou musculação. Ideal para lombalgia; cervicalgia; dor ciática; protrusão discal; espôndilose, artrose entre outras.



Por: Sávio Bastos



Nenhum comentário:

Postar um comentário